Você quer comercializar um dispositivo de telecomunicação no Brasil? Para isso, é preciso solicitar uma certificação ANATEL emitida por um OCD.
Através do ato nº 6247 de 5 de maio de 2022, a Moderna é designada como um OCD em nome da Anatel, para realizar avaliações da conformidade e documentação de produtos.
A certificação da ANATEL é obrigatória para todos os dispositivos de telecomunicações, para garantir que os produtos atendam aos requisitos estabelecidos pela Anatel de qualidade, segurança e eficiência, passando por testes de interferência eletromagnética, segurança elétrica, entre outros.
A Anatel tem o papel de regulamentar a certificação, expedir requisitos e designar o OCD.
A certificação Anatel é um procedimento que busca garantir o funcionamento adequado de produtos de telecomunicações do Brasil, bem como a segurança dos usuários.
Para comercializar um produto de telecomunicação no país, os solicitantes devem cumprir requisitos técnicos e regulatórios estipulados pela ANATEL.
Antes de entrar em contato com um OCD, primeiro defina o produto que você irá solicitar certificação Anatel.
A certificação Anatel é feita por um Organismo de Certificação Designado (OCD), que é uma entidade credenciada pela Anatel para gerir os requisitos técnicos aplicáveis aos produtos e avaliar sua conformidade.
Já a homologação é feita pela própria Anatel, que valida o Certificado de Conformidade Técnica emitido pelo OCD, autorizando sua comercialização e uso no país através da publicação no site da agência.
Se você adquiriu um produto e deseja consultar se ele é certificado pela Anatel, você pode fazer essa pesquisa no próprio site da Anatel aqui.
E se você deseja solicitar certificação anatel para algum produto eletrônico, entre em contato conosco aqui, somos um OCD com mais de 10 anos de experiência em certificações.